Monitorando Status de Ativação do Windows com UserParameter, função STR e slmgr.vbs.

Estou um pouco afastado do blog, mais fico bastante ativo nas comunidades do Skype e do Facebook. Algumas pessoas me pediram como realizo o monitoramento do status de ativação do Windows. Neste post demostrarei como realizo esse procedimento.

Utilizei como teste uma VM com o nome BSERVER com Windows 2008 R2 em Inglês não licenciado, está no período de teste, e uma outra VM com o nome de FSERVER com Windows 2008 R2 em Português licenciada.

Utilizaremos uma ferramenta da Microsoft chamada slmgr.vbs junto com Userparameter, podemos encontrar mais informações sobre essa ferramenta aqui , através dessa ferramenta é possível realizar troca a quente de chaves do Windows, não entrarei em detalhes sobre seu uso.
Entre no seu arquivo de configuração do zabbix agente, zabbix_agentd.conf, e inclua esta linha abaixo logo após a opção de UserParameter (caso não conheça o userparameter de uma lida aqui ).

UserParameter=statuslicenca,cscript.exe //Nologo %WINDIR%\system32\slmgr.vbs /dli | find “License Status:”

Podemos notar que criei uma chave chamada “statuslicenca” e logo após a vírgula foi chamado o comando com o script slmgr.vbs, com a opção nologo para ser rodada silenciosamente e no final do comando a opção para procurarmos a linha “License Status:”

Pronto, reinicie o serviço do zabbix_agent e podemos partir para nosso Frontend do zabbix server.

Crie um Template chamado “Template Windows Licenca” e dentro do template criaremos um item chamado Status Licença Windows, e informaremos a chave statuslicenca, informada anteriormente no userparameter, e o tipo de informação será Texto, Coloquei o tempo de checagem para 1 vez por dia, por ser um item que não terá necessidade de tanta verificação.

Apos termos criado o item, criaremos uma trigger para alarmar caso venha acontecer do status ser alterado para outro valor sem ser Licenciado.

Nota-se que utilizei a função str, onde com ela é possível verificar em um resultado de texto uma palavra especifica, nesse caso “Licensed”.

Pronto, feito isso basta associar o host ao seu template e espera o resultado.

Como fica o status de Licenciado

E nesta aqui a vm que está no período de teste, período de carência inicial.

Podemos ver a trigger por aqui.

Desta forma fica uma dica ótima, a utilização da função str(), onde é possível realizar a consulta de uma determinada palavra dentro de um retorno de chave do Zabbix.

Originally published at https://www.bernardolankheet.com.br on May 23, 2016.

Monitoring, DevOps Student and content creation!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store