Novas Freatures Zabbix: Autenticação via E-mail e exemplos de configurações com Gmail e Hotmail

Uma das novas freatures do zabbix 3.0 foi o suporte a autenticação via e-mail, uma das alterações mais esperadas por usuários. Nas versões anteriores não era possível, somente com o zabbix, utilizar notificações via e-mail autenticado, era preciso utilizar outros métodos para enviar as notificações, como scripts externos, Postfix, sendmail entre outros, o que muitas vezes, para iniciantes, era uma dor de cabeça colocar em funcionamento.

Abaixo podemos ver como era a Media type do zabbix 2.4.

Nessa nova versão chegou essa grande novidade, agora podemos configurar um e-mail com autenticação direto no Frontend do zabbix.

Veja com essa nova versão como ficou fácil a configuração utilizando o Gmail por exemplo:

Exemplo de notificação, para notificação não teve alterações.

Podemos notar que agora é possível fornecer qual o tipo de segurança irá ser utilizada (STARTTLS, SLL/TLS), SMTP port, o e-mail que será utilizado como remetente e a autenticação. Desta forma facilitou muito a configuração. Lembrando que para gmail é preciso permitir que aplicativos menos seguros acessem a conta, para mais informações acessem aqui ( https://support.google.com/accounts/answer/6010255?hl=pt-BR). E para verificar as portas de serviço smtp que o gmail utiliza, recomendo essa leitura ( https://support.google.com/a/answer/176600?hl=en).

Mais e com Hotmail, é possível também? Claro. Para Hotmail utilizaremos de outra forma.

Notificação no e-mail.

Recomendo procurar na documentação do SMTP server que utilizará, la é informado as configurações que utilizará no zabbix. Tive que verificar também muito os logs do zabbix, sempre informava um possível erro.

Como podemos ver, ficou muito mais fácil de realizar a configuração de um e-mail autenticado no Zabbix 3.0, uma freature que veio para ajudar bastante os fiéis usuários da ferramenta.

Originally published at https://www.bernardolankheet.com.br on February 29, 2016.

Monitoring, DevOps Student and content creation!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store